Sessão ordinária trata sobre falta de água e linha de crédito para agricultores

por Rochany Rocha publicado 25/03/2025 21h28, última modificação 25/03/2025 21h28

A Câmara Municipal realizou a 7ª sessão ordinária, na manhã desta terça-feira (25), onde foram votadas moções de aplausos, requerimentos e indicações.

Antonio de Antenor foi o primeiro orador do dia e fez uso da palavra para falar do seu requerimento, que solicita o piçarramento da estrada que liga a BR 232 a Tauapiranga, e sua indicação solicitando ilumina do Posto da Polícia Rodoviária Federal ao residencial Vanete. O vereador também fez duras criticas ao secretário de cultura do município, por conta da atração da festa de Tauapiranga, e dos atrasos dos consignados que a prefeitura municipal não tem feito o repasse ao banco.

André Maio falou sobre o poder que o vereador tem e que não coloca em prática, ”ficamos engessados por medo de represarias, mas precisamos agir diferente, pois cada eleitor nos deu uma ‘procuração’ para defende-los“. o vereador também chamou atenção para a questão do atraso dos motoristas de transportes escolares. Maio ainda lembrou que as limpezas de barreiros só aconteceram na época de Tião, e cobrou de Miguel Duque ação nesse sentido.

Rosimerio de Cuca solicitou aos deputados estaduais e federais que dê as mãos aos agricultores para manter suas produções, no sentido de mandar emendas para carros pipa, a fim de amenizar a falta d’água na zona rural.

José Raimundo falou sobre a intervenção da STTrans, na Rua Afrânio Godoy, melhorando o fluxo no local. O vereador também falou da alegria de ver a escola do Bom Sucesso retornando as atividades. E da sua visita a Recife, onde trouxe boas notícias com relação a linhas de crédito específicas para compra de milho, com objetivo de manter os rebanhos do produtor rural.  Por fim, Zé Raimundo informou que amanhã haverá uma reunião com a presidente do Sintest e a prefeita da cidade, para tentarem solucionar a questão da educação.

Jaime Inácio solicitou o tapa buraco na PE-318 a governadora do estado, bem como ajuda aos agricultores, que estão perdendo sua produção por falta de água na zona rural. Cobrou também os poços que ainda não saíram.

Gilliard Mendes leu a justificativa para conceder o Título de Cidadão Serra-Talhadense ao padre Edilberto, por seus trabalhos religiosos na cidade. O vereador também falou sobre a reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, onde foi incorporado um aditivo de insalubridade aos vencimentos dos profissionais, graças a um trabalho de diálogo e articulação.

Tercio Siqueira falou sobre sua subscrição no Projeto de Decreto que concede o título ao padre, reforçando a importância do título ao padre Edilberto, no sentido de orientação religiosa.

Francisco Pinheiro falou sobre a imparcialidade da imprensa, onde tem levando para a população informações de forma tendenciosa. O vereador falou ainda sobre a importância da chegada do IML em Serra Talhada, reforçando o tamanho da cidade e sua importância na região do Pajeú, solicitando uma mobilização para buscar esse equipamento para a cidade. Outro ponto levantado pelo vereador é sobre a segurança do Cemitério Público, onde seus túmulos estão sendo saqueados constantemente. 

Clenio de Agenor falou sobre a satisfação em subscrever o título para o padre. O vereador agradeceu pela participação popular e a estrutura da festa de São José, em Caiçarinha da Penha, que foi muito bem organizada pela comunidade.

Lindomar Diniz parabenizou pela festa de São José em Caiçarinha. O vereador também ressaltou a importância de ter o jovem Miguel Duque como Diretor do Ipa de Serra Talhada, trazendo mais condições de atender a população da zona rural que está sofrendo por falta de água. Lindomar desejou que a reunião com os profissionais da educação seja exitosa para todos e reforçou a questão dos motoristas de transportes escolares, para que os alunos não tenham prejuízos. Por fim, ele cobrou ação com relação as pessoas em condições de rua, pois o problema só aumenta na cidade.