Prefeita veta projeto e vereador pede união para derrubar o veto e beneficiar os jovens
Na manhã desta terça-feira (08), a Câmara Municipal realizou a nona sessão ordinária, onde o vereador Gin Oliveira faz uma moção de aplausos ao vereador Romério do Carro de Som, pelo ato de bravura, no dia 02 de abril, quando o mesmo, de forma corajosa ajudou salvar uma criança da fúria de um cachorro pitbull. O vereador aproveitou para cobrar que os proprietários de cães desta raça, que sigam a lei que obriga o uso de focinheira nesses animais em locais públicos.
Gilliard Mendes falou sobre a problemática dos cachorros de rua, que é necessário começar um processo, e cobrou da secretária de saúde um projeto para apresentar na Câmara e para a sociedade. O vereador também solicitou a instalação de sinalizadores sonoros (ondulações pequenas), guardrail (barreira de contenção viária de ferro) e sinalização vertical, localizada na PE-390, Km 36, na região de Lemos, entrada para a barragem de Serrinha.
O Vereador Francisco Pinheiro, pediu a ampliação da altura do muro do cemitério público, instalação de cerca de segurança, pavimentação das principais vias que dão acesso aos túmulos e covas da área interna do referido cemitério e melhorar a iluminação.
Antônio de Antenor cobrou um projeto de construção de uma creche no bairro Nossa Senhora da Conceição. O vereador ainda pediu uma casa de apoio e lanchonetes nas mediações do Eduardo Campos para os familiares dos internados no hospital. E calçamentos das ruas: Mário Alves de Melo Lima, José Marcolino Alves, Andrelino Serafim de Lima e Anorina Alves de Lima, no bairro Tancredo Neves.
Antônio Rodrigues pediu a construção de lombadas (quebra-molas), na rua Deosio Pereira Lins, no bairro Nossa Senhora da Conceição.
O vereador André Maio usou a tribuna para falar sobre o Título de Cidadão Serra-Talhadense que será concedido ao Dr. Wendel Araújo de Oliveira, pelos seus trabalhos pró-bono à população de Serra Talhada. Na oportunidade, André Maio falou sobre o Projeto de Lei que visa cursos públicos preparatórios para vestibular e concursos, que foi vetado pela prefeita. O vereador expos sua tristeza ao receber a decisão, reforçando que quem sofre é quem mais precisa, e levantou a questão da velha política de perseguição. Diante de uma matéria que saiu em site local, informando que o Presidente da Fafopst apresentou gastos de quase 50 mil, com viagens. Com isso, o vereador vai solicitar as contas da Faculdade.
Lindomar Diniz falou sobre sua reunião no 14º Batalhão, onde solicitou mais segurança na cidade, principalmente nos distritos, em especial no Distrito de Bernardo Vieira. O vereador levantou a pauta do Conselho Municipal de Segurança, que já existe, mas está sem atividade. Tínhamos o patrulhamento rural, mas não temos mais por falta de efetivo e viaturas. Diante disso, o vereador pediu à governadora um maior investimento em policiamento para a região de Serra Talhada. O vereador também cobrou um serviço digital para solicitação da ambulância e não dependendo da permissão de um profissional em Bernardo Vieira. Lindomar ainda lamentou o veto ao projeto que é de bem comum para os jovens, ressaltando a força do parlamentar de derrubar esse veto.
Alice Conrado relembrou seu projeto da ronda em Bernardo Vieira que fez o serviço algumas vezes e depois esquecem. E sobre a ambulância, a vereadora reforçou que a ambulância é para atendimento de todas as pessoas do Distrito e que, infelizmente, algumas pessoas solicitam a ambulância e querem ocupar o veículo para fazer a feira, por exemplo. Devendo apenas trazer o doente e voltar para uma outra ocorrência, se ocorrer.
Foram colocadas para votação dos pareceres das comissões os:
Projetos de Lei do Executivo:
Nº 017/2025, que dispõe sobre a contratação temporária por excepcional interesse público para atender a necessidade de instalação do centro de referência em saúde do trabalhador – CEREST, pela secretaria municipal de saúde, nos termos do art. 37, IX da constituição federal e dá outras providências. E Nº 018/2025, que modifica as leis municipais citadas, e dá outras providências.
Projetos de Decretos:
Nº 003/2025, que concede título de cidadão serra-talhadense ao senhor Rodrigo Cavalcanti Novaes. E Nº 004/2025, que concede título de cidadã serra-talhadense a senhora Herica Nascimento Souza.
Projetos de Lei do Legislativo:
Nº 026/2025, que altera a lei nº 1.499/2015.
Nº 005, 006 e 007/2025
Nº 029/2025
Veto
Nº 001/2025, que veta o Projeto de Lei Nº 005/2025 do poder legislativo, que propõe cursos preparatórios para concursos e vestibular, de forma gratuita à população.