Novo delegado do Creci Serra Talhada usa a tribuna para falar sobre a importância dos Corretores de Imóveis
Na manhã desta terça-feira (01), a Câmara Municipal de Serra Talhada realizou mais uma sessão ordinária, onde foram votadas: Moção de Pesar, pelo falecimento do Senhor José Príncipe Sobrinho e a Indicação para a reforma na Praça Bernardo Vieira.
Também foram colocados em votação os Projetos de Lei de Nº 024/2025 do legislativo, que dispõe sobre a criação de vagas de estacionamento rotativo para pessoas com necessidades especiais em áreas próximas às escolas no município de Serra Talhada.
Foram encaminhados para as comissões os projetos de lei nº 017 e 018/2025 do poder executivo, os projetos de decreto legislativo nº 003 e 004/2025, e os projetos de lei nº 026, 027 e 028/2025 do poder legislativo.
Na oportunidade, o Delegado do Cresci, Ganriel Ferraz, fez uso da tribuna para agradecer por estar assumindo um órgão tão importante para o crescimento da região do Pajeú.
Em seu discurso, o vereador Antônio de Antenor ressaltou sobre a importância do projeto que vai beneficiar os profissionais da educação.
André Maio falou sobre a participação do Delegado do Creci na tribuna, Gabriel Ferraz, ressaltando que os corretores de imóveis são esquecidos na cidade, mas que são importantes na geração de emprego e renda. O vereador também sugeriu alternativas para que os valores dos impostos sobre as obras possam diminuir e incentivar o crescimento da cidade. André Maio cobrou novamente o Expresso Cidadão em Serra Talhada, pela alta demanda. Ele também cobrou que seja cumprida a Lei que determina uma faixa de retenção de moto sinalizada em todos os sinais.
Tércio Siqueira agradeceu pelas conquistas que o deputado Pedro Campos garantiu para Serra Talhada em sua última visita na cidade.
Francisco Pinheiro lamentou os falecimentos dos serra-talhadenses Paulo e José Príncipe. O vereador aproveitou para ler a biografia de Erica Souza, farmacêutica e poetisa, que receberá o título de cidadão serra-talhadense, por meio de sua indicação, pelos trabalhos oferecidos à Capital do Xaxado.
José Raimundo falou sobre uma reunião com o secretário de tributos e a equipe do Creci, para que sejam revistas as fiscalizações das obras. O vereador também cobrou uma reunião com a equipe da secretaria de saúde e zoonoses, para ver a questão do castramóvel e a questão da saúde dos animais de rua. Que além de terem muitos animais doentes, não deixam as pessoas passarem nas ruas, nem motoqueiros. O vereador também falou sobre seu Projeto de Lei que propõe as vagas reservadas para PCD's, na frente das escolas. Zé Raimundo ainda falou sobre a questão do homem do campo, que precisa de uma linha de crédito para manter seu rebanho, e que esta semana o vereador vai fazer este encaminhamento.
Rosimério de Cuca levantou a questão da quantidade de cachorros que estão soltos na cidade, onde nenhum motoqueiro consegue andar nas ruas, pois os animais estão derrubando.
Juliana Tenório começou seu discurso falando sobre representar as mulheres quando é mãe, empresária e hoje ocupa o cargo de vereadora, representando a força da mulher. A vereadora falou também sobre seu projeto Mulheres que Cuidam, que aconteceu dentro do mês de março. Ela também falou sobre a importância das políticas de valorização do artesanato, na geração de emprego, renda e para manter nossa cultura e tradição fortalecida. Juliana falou sobre seu projeto de criar uma lei para que sejam criadas os CEP's das ruas do bairro Vila Bela, possibilitando os moradores a terem os serviços dos correios no bairro.
Lindomar Diniz falou sobre a reforma do mercado público, que começou sua segunda fase, mas que nenhum vereador da oposição recebeu convite para participar, relembrando que, independentemente de ser oposição ou não, devem ser respeitados enquanto representante do povo. O vereador aproveitou para agradecer aos responsáveis pela emenda que, em 2019, garantiram essa reforma hoje. Ele também cobrou carros pipa para abastecer as comunidades que estão sofrendo com a falta de água, que antes tinham 35 veículos abastecendo e hoje só tem 9 carros.
Gin Oliveira usou a tribuna para chamar a atenção da população e dos governos para a questão da segurança para as mulheres, com um plano de governo que venha a diminuir o número de feminicídios no estado de Pernambuco, que aumentou. O vereador trouxe dados que apontam que Pernambuco é o 3º estado mais perigoso no Brasil e cobrou ação do Governo do Estado para diminuir esses números e que faça mais gestão pública. Gin também cobrou o roço das PE's, que estão invadindo as estradas do interior de Pernambuco e colocando a vida das pessoas em risco.