'Internet das Coisas' será tema de seminário do Conselho de Comunicação Social

por CM SERRA publicado 05/10/2015 15h14, última modificação 05/10/2015 15h14

A Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho de Comunicação Social (CCS) realizará em novembro, em data ainda a ser definida, um seminário sobre a transição no Brasil do sistema IPv4 para o IPv6, na internet. A terminologia técnica na prática trata de uma grande revolução tecnológica, que vai conectar os itens usados no dia a dia pelas pessoas à rede mundial de computadores.

Esse novo sistema, que já vem sendo chamado de "internet das coisas" em todo o mundo, preocupa os conselheiros entre outros aspectos devido a seu potencial de invasão de privacidade dos cidadãos.

Essa e outras questões devem estar muito bem definidas quando o país for construir a legislação em torno desse novo modelo, como alertou o vice-presidente do CCS e presidente da Comissão de Tecnologia, Marcelo Cordeiro.

— A internet das coisas tem um lado positivo, como outros da evolução da rede que melhoram muito a vida das pessoas. Mas tem esse lado preocupante em poder criar um verdadeiro Big Brother, algo numa dimensão que nem mesmo George Orwell imaginava — disse, em referência ao livro 1984, lançado em 1948, sobre as ameaças de um Estado totalitário.

O "novo paradigma sobre vigilância e privacidade", como alertaram Cordeiro e outros conselheiros, se dará porque cada consumidor terá um número próprio de IP (Internet Protocol) nos produtos que adquirir.

— É possível saber em detalhes como cada objeto está sendo usado, a hora, o lugar, quantas vezes ao dia — exemplifica.

Serão convidados para o seminário representantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), entre outros.

Agência Senado