Celpe pede apoio de vereadores para limpeza de postes com "gatonet"
Frequentemente a Companhia Energética de Pernambuco - Celpe é acionada pelos vereadores para explicar sobre as constantes falta de fornecimento de energia para a população de Serra Talhada. Na úllltima sessão ordinária, que aconteceu no dia 21 de dezembro, o representante a empresa, Rogério Alves fez uso da tribuna para apresentar os problemas causados por questões de defeito em equipamentos, interferências da natureza, e principalmente, interferências de terceiros.
"Não há sistema elétrico infalível, sabemos disso e estamos preparados para as eventualidades com falha de equipamentos e fenômenos da natureza. Porém, um problema antigo continua interferindo no fornecimento da energia que é as construções que direcionam as bicas das casas para a fiação elétrica, causando vários transtornos", explicou o gerente.
Ainda em sua fala, Rogério também pediu apoio dos vereadores e demais entidades de Serra Talhada para limpar os postes das fiações de internet irregular e clandestina.
"Convido os senhores vereadores para fazermos uma visita in loco ao bairro Bom Jesus para conferirmos como as bicas estão posicionadas, além de pedir o apoio para que possamos limpar os postes do "gatonet", que também tem causado muitos problemas quanto ao fornecimento de energia, bem como o risco de energia na rua", contou.
Recentemente Serra Talhada registrou alguns casos de curto circuito em postes, sendo atribuído a "culpa" ao uso irregular de distribuidoras de energias, que instalam as fiações de qualquer jeito, não respeitando os protocolos de segurança para tal.
Após as explicações do representante da Celpe, o vereador Zé Raimundo questionou sobre a responsabilidade de quem autoriza a instalação desses fios de internet e fiscalização por parte da Celpe, já que existe um setor responsável para rceber uma taxa de instalação regular.
"Se as empresas regulares pagam e a Celpe tem um profissional que recebe esse pagamento e cadastra a empresa, é necessário que também tenham um funcionário que fiscalize essas localizações", disse Zé Raimundo.
Já Manoel Enfermeiro sugeriu que "a Celpe busque as empresas irregulares para cobrar que e regularizem e funcionem de forma correta".
O vereador Francisco Pinheiro também falou sobre a limpeza dos postes, sem a necessidade de jogar a responsabilidade para a Câmara. "Precisa fazer a limpeza sim, mas não jogando a responsabilidade para a Câmara e os vereadores. Nós daremos o apoio, porque é injusto com ques está regular e se prejudica pelos que não estão, mas é uma ação da empresa", disse.