ASSISTENTE SOCIAL FAZ USO DA TRIBUNA PARA REIVINDICAR AUMENTO SALARIAL
No próximo dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social e a tribuna da Câmara Municipal de Serra Talhada foi palco para o discurso da assistente social, Paula Príncipe, que trouxe à tona a responsabilidade do profissional, na perspectiva do direito de todos e em todos os âmbitos familiares.
“O assistente social trabalha com a política e direção social com amplitude, vendo a família como um todo e para isso temos responsabilidades. Dentro desse princípio, aproveito a oportunidade para que a população se atente no olhar em defesa dos negros. Estamos vivendo tempos de retrocesso com o atual presidente”, explicou Paula.
O uso da tribuna também serviu para reivindicar por melhorias salariais, considerando o grau de complexibilidade que é a atividade, os riscos que correm e a dedicação integral aos acompanhamentos.
“Atualmente, o salário de um assistente social não dá para sobreviver dignamente com nossas famílias. Com os descontos, recebemos algo mais que mil e trezentos reais, para comer, vestir, morar, nos locomover, entre tantas outras necessidades básicas. Um profissional que precisa continuar estudando, se qualificando, mas que não tem condições de continuar com esse crescimento. Nosso direito enquanto categoria está sendo prejudicado”, afirma a assistente.
A vereadora, Vera Gama, também assistente social por formação, ressaltou a importância que esses profissionais têm dentro da sociedade, ressaltando a emenda da Deputada Alice Portugal, que altera a Lei n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre o salário mínimo profissional do Assistente Social, fixando o piso em R$ 3.720,00 (três mil setecentos e vinte reais) para uma jornada de trabalho de 30h semanais.
“Precisamos reconhecer esse profissional que se dedica 24h por dia, na resolução de problemas familiares, sejam com crianças, adolescentes, adultos e idosos. E aqui é o lugar para reivindicarmos o direito de equiparar o salário fixo para todos os profissionais do país”, disse a vereadora, que finalizou seu discurso agradecendo aos médicos que atuaram em favor da saúde de seu pai, fazendo o seguinte pedido: “Não briguem por política, porque a melhor coisa que existe é a amizade”.
Manoel Casciano, presidente da Câmara agradeceu a participação de Paula Príncipe, parabenizando pelo dia do assistente social e fortalecendo o apoio e luta pela causa, quanto ao aumento salarial.
ROCHANY ROCHA
Assessoria de Imprensa
Jornalista – DRT/PI - 1543
PE-365 É TEMA DE DEBATE NA CÂMARA
Durante a última sessão da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, que aconteceu nesta segunda-feira (29), o clima foi de tristeza, diante do falecimento de uma jovem na PE-365, estrada que, por diversas vezes foi tema de discussão na Casa Joaquim de Souza Melo.
Rosimério de Cuca lamentou ter apostado no atual governador e cobra solução para resolver o problema. “Infelizmente eu votei no governador Paulo Câmara, que há muito tempo pedimos que olhasse para as estradas de Pernambuco. Mais uma vida foi retirada por culpa dos buracos e nós, vereadores estamos indignados por não terem atendido ao nosso pedido. Tenha respeito pelos serra-talhadenses, triunfenses e afogadenses governador!”
Ainda durante a sessão, o vereador José Raimundo falou sobre a repercussão na mídia, onde populares atribuíram a culpa aos vereadores pela estrada não ter sido recapeada. “Agradeço a imprensa de Serra Talhada pela repercussão e esclarecimentos à população e informo, nosso papel, de fazer pedidos, requerimentos e cobrar, estamos fazendo. Hoje, enquanto morador, realizamos um protesto por 1h na PE-365 e se não obtivermos respostas do estado, vamos aumentar o período e a frequência dessas movimentações, até que o problema seja sanado. Aproveito para convidar todos os vereadores presentes para montarmos uma comissão, e ainda essa semana, irmos a Recife para falarmos olho no olho com o governador e pedir providências”, disse o vereador.
Todas as indicações e requerimentos emitidos pela Câmara de Vereadores sobre a PE que liga Triunfo a Serra Talhada estão disponíveis para que a população tome conhecimento. “Lamentamos que todas as estradas de Pernambuco estão danificadas e precisando de consertos urgente. Esse episódio foi um alerta. E aqui, nós temos responsabilidade pelo que fazemos e cobramos respostas, fiscalizando o governo em todas as esferas, porque nós temos respeito pelo povo, que é quem paga nosso salário, portanto, nós somos funcionários do povo”, ressalta o presidente Manoel Casciano.
A Câmara de Vereadores aproveita para fortalecer que, a instituição não executa nenhuma ação, além de solicitar melhorias, fiscalizar e cobrar dos governos a resposta e a execução para a população. Vereadores são a ligação entre o governo e o povo.
ROCHANY ROCHA
Assessoria de Imprensa
Jornalista – DRT/PI - 1543